Minha marca já é registrada! Tenho um CNPJ

Será que é verdade? Saiba o que é preciso fazer para proteger sua marca!

Algumas pessoas acham que o fato de ter aberto uma empresa regularmente, feito o registro na junta comercial, que o nome comercial utilizado como marca esteja protegido. Porém, isso não é verdade.

O Registro da empresa na junta comercial tem por objetivo dar publicidade ao ato de abertura da empresa. Trata-se de um registro púbico, por meio do qual se obtém o NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa) e a partir do qual se obtém o cartão do CNPJ.

Essa confusão, geralmente, acontece porque, na junta comercial de cada estado, não podem existir empresas com o mesmo nome empresarial. No entanto, essa regra se aplica apenas no âmbito do estado onde a empresa estiver estabelecida e não lhe confere o status de marca, que possui regras específicas e, para ser protegida, deve ser registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade industrial (INPI).

Se essa questão ainda ficou confusa para você, não se preocupe, siga comigo que eu vou te explicar tudo sobre o que é uma marca e como protegê-la.

Neste artigo, você vai entender:


1. O que é uma marca.

2. Como proteger a uma marca.

3. Quem pode registrar marca.

4. A importância de registrar a marca.

5. Quando registrar uma marca.

6. Quanto custa o registro de marca.

7.